A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessão solene na noite desta quinta-feira (5/9/2019), para a outorga da “Medalha Tiradentes” a policiais civis e militares e guarda municipal, cujos serviços foram destaque em 2018. A homenagem, realizada anualmente, é uma forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais que atuam na segurança pública da Cidade. O evento foi abrilhantado pela Banda Regimental do CPA-M/12, sob a regência do maestro subtenente PM Miquéias.
Foram contemplados: Mauro Kato, escrivão de Polícia do 1º Distrito Policial de Mogi das Cruzes; capitão PM Wladimir Uchoas Bittencourt, do 17º Batalhão de Polícia Militar; capitão PM Reinaldo de Almeida do Nascimento, do 17º Grupamento de Bombeiros; soldado PM Raquel Aparecida Guimarães, da 4ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária; soldado PM Alex Albuquerque Ribeiro, do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental; e Gabriela Maria Barbosa Avelar, guarda municipal de 2ª Classe.
O vereador Jean Lopes, presidente da Comissão Permanente de Segurança, discursou em nome do Legislativo: “Nosso trabalho aqui na Câmara é buscar soluções cotidianas para os problemas que nosso município enfrenta, inclusive para a Segurança Pública. Mas o maior serviço é prestado pelas forças públicas de segurança, que vão à luta para defender na prática ostensiva o nosso município”.
O coronel PM Felício Kamiyama leu uma mensagem da deputada federal Katia Sastre (PL): “Foi na posição de alferes da Cavalaria de Dragões Reais de Minas e buscando um país independente, que Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes ingressou nos anais da história pagando com a vida seus ideais de liberdade. E na busca de uma sociedade mais justa, igualitária e livre, importantes profissionais das forças de segurança defendem a vida e o patrimônio dos cidadãos. Por vezes, com o sacrifício da própria vida, como o que vitimou a 2º sargento PM Taís Valéria Fanasca Melloni que, cumprindo sua missão e defendendo o patrimônio alheio, teve a sua vida ceifada pela ação de criminosos”.
O delegado Seccional Jair Barbosa Ortiz comparou os policiais a super-heróis: “Sinto-me honrado em homenagear o escrivão Mario Kato, bem como os demais policias. Esses policiais estão na categoria mais próxima daquilo que podemos chamar de super-heróis. Esses homens e mulheres que estão sendo homenageados hoje dão mais do que a cara a tapa, dão a cara a tiro. Penso que essa homenagem é extremamente justa”.
Representando o prefeito Marcus Melo (PSD), a quem a Guarda Municipal é subordinada, o vice-prefeito Juliano Abe elogiou a apresentação da Banda do CPA-M/12 e falou sobre o trabalho os policiais: “Os homens e mulheres que hoje são homenageados e representam uma classe tão importante da nossa sociedade, não podem externar as suas emoções. O trabalho que eles realizam só permite um único sentimento: o compromisso com o cidadão, com a ordem, com a paz”.
Participaram da mesa diretiva o presidente do Legislativo, Sadao Sakai (PL), vereador Protássio Nogueira (PSD), o vice-prefeito Juliano Abe (MDB), o delegado seccional Jair Barbosa Ortiz, o coronel da Reserva da Polícia Militar, Felício Kamiyama, representando a deputada federal Kátia Sastre (PL); o chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Mogi, subtenente Rogério Coelho Barbosa; o secretário municipal de Segurança, coronel da Reserva da PM Paulo Roberto Madureira Sales; o diretor secretário da Associação de Oficiais Praças e Pensionistas da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Jason Maurício, além de representantes dos comandos de Policiamento de Área Metropolitano-12, do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, do 2º Pelotão de Polícia Ambiental e da 4ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária.
O evento presidido pelo presidente Sadao Sakai (PL) e secretariado pelo vereador Protássio Nogueira (PSD), também foi prestigiado pelos vereadores Mauro Margarido (PSDB), Antonio Lino (PSD), pelo presidente da 17ª Subseção da OAB de Mogi das Cruzes, Dirceu Augusto da Câmara Valle; pelo vice-reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus, padre Thiago Fragoso de Oliveira; por delegados, escrivães, investigadores, policiais militares, bombeiros e guardas municipais.