A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes sediou na manhã desta segunda-feira, (02/09/2019), a audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que discutiu o orçamento estadual para 2020. O principal objetivo é incluir a população no debate sobre as prioridades da destinação dos recursos públicos.
O presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai (PR), disse que a audiência pública é importante para a transparência do orçamento estadual. “Vivemos numa região com mais de um milhão de habitantes e esta discussão é necessária. Sei da importância do debate para a construção do orçamento”, salientou Sakai.
O vereador Mauro Araújo (MDB) destacou que 2019 foi um ano de muita chuva, o que prejudicou o escoamento da produção agrícola. “Ficamos este ano sem manutenção das estradas rurais por parte do governo do Estado. A Prefeitura de Mogi das Cruzes teve que socorrer os produtores fazendo a manutenção das estradas para que o prejuízo não fosse maior”, lembrou o vereador.
“Semana passada, a Câmara discutiu um requerimento de um vereador sobre um novo hospital. Uma boa indicação para a nossa região seria a construção de mais um pavimento no hospital Luzia de Pinho Melo, para ter mais um centro cirúrgico e novas alas”, salientou o vereador Protássio Nogueira (PSD).
“O atual momento econômico exige a construção, pelo diálogo, de propostas para melhorar o atendimento na saúde, na educação, aumentando nossa efetividade na segurança e em toda atuação do poder público”, afirmou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
A audiência pública foi presidida pelo deputado estadual Estevam Galvão (DEM), que destacou a presença das autoridades mogianas no evento. “Nem sempre acontece de o prefeito da cidade anfitriã participar da audiência. Temos aqui o prefeito Marcus Melo e o presidente da Câmara, neste que é um momento importante, em que ajudaremos a construir o orçamento do Estado de São Paulo. Sempre lutamos para que o orçamento fosse regionalizado. Ainda não é como gostaríamos que fosse, mas essas audiências já colocam a realidade de cada região.”
O público presente apresentou demandas nas áreas de habitação, educação, saneamento, funcionalismo público, esporte e lazer, saúde, entre outros.
Mogi das Cruzes foi a primeira cidade a sediar uma audiência pública para debater o orçamento estadual de 2020. No total, serão realizados 19 encontros, representando todas as regiões administrativas do Estado. As reuniões terminarão em 16 de outubro, na Assembleia Legislativa, em audiência que representará a cidade de São Paulo.
Após os encontros regionais, a Comissão de Finanças da Alesp elaborará um relatório que será anexado ao projeto da lei orçamentária.
Também participaram da audiência os vereadores Marcos Furlan (DEM); Edson Santos (PSD); Iduígues Martins (PT); Rodrigo Valverde (PT), Otto Rezende (PSD), Cuco Pereira (PSDB), Pedro Komura(PSDB), Protássio Nogueira (PSD), Mauro Araújo (MDB), Diegão Martins (MDB), Francimário Vieira Farofa (PL), Rodrigo Romão (PCdoB), Caio Cunha (PV), Fernanda Moreno (PV), além de outros políticos da região do Alto Tietê, representantes de movimentos sociais e sindicatos.