Em sessão solene, realizada na noite desta sexta-feira (30), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou o título de cidadão mogiano ao professor Cláudio José Betzler, pelos relevantes serviços prestados ao Município.
O vereador Rodrigo Valverde (PT), autor da propositura, em nome do Legislativo, ressaltou a participação do homenageado na comunidade do Município. “Nada mais justo e legítimo que um professor que compartilha tantos conhecimentos e entra para a história da vida de cada um receba essa merecida homenagem. Desde a juventude é impressionante como sempre se dedicou em prol da coletividade”, afirmou.
O chefe de gabinete da prefeitura, Romildo Campelo, em nome do prefeito Marcus Melo (PSDB), exaltou a atuação de luta Betzler e falou sobre a importância do reconhecimento do professor. “É no coração do estudante que talvez esteja o melhor dos professores e é esse coração de estudante que está vivo neste grande professor e nesse grande cidadão”, afirmou.
A vereadora de Guarulhos, Janete Pietá, também fez o uso da palavra para saudar o homenageado. “Como mulher quero prestar a minhas homenagens profundas ao Cláudio. O coração de estudante nos remete a luta contra a ditadura. Você como professor de Sociologia, História e Filosofia é hoje um fenômeno e também uma necessidade”.
Cláudio José Betzler, em seu primeiro discurso como cidadão mogiano, agradeceu à Casa Legislativa pela homenagem e falou sobre cidadania. “É uma honra estar recebendo, depois de 33 anos, o título de Cidadão Mogiano. O que nos une é defender a democracia plena em todas suas vertentes porque ditaduras e totalitarismo causam males”, defendeu.
A solenidade, comandada pelo presidente Sadao Sakai (PL), também contou com a presença do vereador Caio Cunha (PV), do tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do 35º Batalhão de Itaquaquecetuba, Fábio Aparecido de Moraes; do professor da Rede Nossa Mogi das Cruzes, Mário Sérgio de Moraes; do presidente do Icati, José Arraes e do padre Dimas de Paula Inácio, que na sessão representou o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini.
O homenageado chegou a Mogi das Cruzes em 1985. Nascido na cidade de São Paulo, em 31 de agosto de 1973, transferiu-se com a família, aos três anos de idade, para a histórica cidade de São José, no estado de Santa Catarina, para, aos 12 anos fixar definitivamente moradia em Mogi das Cruzes, berço natal de sua mãe, Maria Lúcia Betzler. Em sua adolescência, estudou em escolas públicas, como o colégio Silvia Mafra, cursando o Ensino fundamental e, posteriormente, no colégio Pedro Malloze, onde concluiu o Ensino Médio e atuou como presidente do Grêmio Estudantil. Mais tarde, já na Universidade Estadual Paulista, a UNESP, graduou-se em Licenciatura Plena em História, e foi vice-presidente do Diretório Acadêmico XVI de Agosto, da Faculdade de Ciências e Letras e membro do Conselho Universitário.
Cláudio José Betzler também passou pela Escola do Governo, vinculada à USP, para então concluir o curso de Formação de Governantes e, posteriormente, pós graduar-se em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano. Seu primeiro emprego, aos 14 anos de idade, deu-se no Banco do Brasil, onde também estagiou como técnico de contabilidade. Exerceu ainda os cargos de diretor técnico de divisão e superintendente no IPREM — Instituto de Previdência do Estado de São Paulo.
Em 2016, candidatou-se ao cargo de vereador, obtendo votação que lhe concedeu a vaga de quinto suplente em sua coligação partidária. Atualmente desempenha a função de coordenador dos trabalhos da Rede Nossa Mogi, que é uma iniciativa que articula e mobiliza uma aliança entre cidadãos, entidades empresariais, organizações e entidades da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa.