Na sessão ordinária desta terça-feira (27), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 04/2019, de autoria dos vereadores Jean Lopes (PCdoB), Edson Santos (PSD) e Marcos Furlan (DEM), que concede ao Clube Vila Santista o título de Honra ao Mérito, pelo centenário de sua fundação e pelos relevantes serviços prestados ao Município.
“Cem anos de ininterruptas atividades, alegrias e histórias que marcaram a vida de nossa população são motivos mais do que suficientes para que a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes homenageie o Clube Vila Santista, em reconhecimento a presença na vida de nossa comunidade”, ressaltaram os vereadores, no documento apresentado ao Plenário.
Fundado no dia 14 de junho de 1919 o Vila Santista Futebol Clube foi uma das equipes mais competitivas do Alto Tietê. Com sede e estádio inicialmente instalados no Jardim Santista, o clube viveu épocas áureas entre as Ruas Santana e Francisco Franco.
Na década de 40, o time do clube foi diversas vezes campeão regional e no ano e no ano de 1957 estreou na 3ª Divisão do Campeonato Paulista. No ano seguinte foi promovido à 2ª Divisão. A medida em que crescia, o espaço inicial não comportava mais seu tamanho e, nos anos 60, mudou para o Bairro Ponte Grande. Aos poucos, o futebol profissional cedeu lugar a um Clube Social e Recreativo. Desde então o clube desenvolveu a sua sede social.
Hoje o Clube Vila Santista conta com um complexo com ginásio, quadra poliesportiva, campos de futebol, campo society, quadra de futsal, quadras de tênis, canchas de bocha, sauna, parque aquático, academia, salão social, salão de bilhar e playground.