A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou, na noite desta terça-feira (20), sessão solene para comemorar o Dia do Maçom, evento realizado no Legislativo desde 1998, de acordo com o Decreto Legislativo 28/98. Na solenidade foram homenageados 17 veneráveis mestres de Lojas Maçônicas do Município, que receberam placas com dizeres alusivos à data.
O vereador Edson Santos (PSD), que discursou em nome do Legislativo, enalteceu a atuação da Maçonaria em Mogi das Cruzes e falou sobre a importância do reconhecimento, trazido pela comemoração que acontece na Câmara. “Oportunidade em que podemos dizer nosso muito obrigado pelas ações sociais que são praticadas em prol da nossa população, por meio das instituições maçônicas. Sei do valor desse trabalho, razão pela qual posso confessar a minha admiração pela dedicação dos senhores pela causa”, afirmou.
O chefe de Gabinete Romildo Campelo, que na solenidade representou a Prefeitura, leu uma carta do prefeito Marcus Melo (PSDB), frisando a participação dos maçons nas atividades fundamentais da cidade. “Não há obra nessa cidade, festa ou ação social da Prefeitura ou do Legislativo que não tenha a presença de um maçom, colocando seu suor para que a obra aconteça”.
O coordenador regional da nona macrorregião do Grande Oriente de São Paulo (Gosp), Claudinei Marcelino dos Santos, que na sessão representou o grão-mestre estadual do Gosp, Kamel Aref Saab, exaltou os princípios da Maçonaria. “Confiamos nos princípios sob os quais ela foi construída: liberdade, igualdade e fraternidade e temos os ideais de buscar a perfeição e aperfeiçoar a beneficência. Homens de bons princípios perseguindo incansavelmente a perfeição, pregam o dever e o trabalho e dedicam especial atenção à manutenção da família e ao bem-estar da sociedade”, afirmou.
Por fim, o mestre venerável da Loja União e Caridade IV, a mais antiga da cidade, em nome de todos os homenageados, também ressaltou as qualidades da Maçonaria e, principalmente, das pessoas que compõem a organização. “Pessoas preocupadas não só com a Maçonaria, mas com a nossa cidade, nossa sociedade. Pessoas com vontade incessante em praticar o bem, a fraternidade e a filantropia, que acreditam que a verdade deve ser o resultado de nossas ações. Em nossa ordem buscamos uma sociedade que seja responsável e comungue os ideais de igualdade, fraternidade e liberdade”, ressaltou.
Os mestres veneráveis homenageados na solenidade foram Vanderlei Aparecido Alves Arruda, da Loja União e Caridade IV; Anderson Humberto da Silva, da Loja Cruzeiro do Itapeti; Sílvio Agnaldo Bonacordi, da Loja Vale do Tietê; Rubens Henrique Hoeck Junior, da Loja Cavaleiros do Alto Tietê; Raphael de Camargo Mello Rodrigues, da Loja Acampamento dos Aprendizes; Tiago Pantaleon Ignácio, da Loja Fraternidade Acadêmica Luz e Saber; Sandro Luiz da Silva, da Loja Colunas de Biritiba; Pedro de Matos Oliveira, da Loja Primeiro de Setembro; Fabrizio Freitas Calixto, da Loja Trabalho e Justiça; Flavio Antonio Bracci Walczewski, da Loja Alferes Tiradentes; Nelson Ferreira, da Loja Acácia de Aruã; André Marcondes, da Loja Lealdade e Sabedoria – Ricardo Strazzi; Luís Cláudio de Andrade Assis, da Loja Cavaleiros da Fraternidade; Rodrigo Guarizo Castro de Melo, da Loja Pedra Chave; Sidnei Antonio dos Santos, da Loja Nascente do Tietê; Rogério Quartin Velasco, da Loja Colunas do Alto Tietê; Amarildo Sant’Anna de Moraes, da Loja União e Caridade.
A cerimônia comandada pelo vereador Otto Rezende (PSD) também contou com a presença do vereador Rodrigo Romão (PCdoB); do presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Marco Antonio Nogueira Zatsuga; dos delegados da Polícia Civil, Francisco Del Ponte, titular da Delegacia do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes e Márcio Cursino, titular do 1º Distrito Policial de Itaquaquecetuba, e do diretor do Instituto de Previdência Social de Mogi das Cruzes (Iprem), José Carlos Calderaro.