Em sessão solene, realizada na noite desta sexta-feira (16), o presidente da Associação Mogiana de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes, João Montes, foi homenageado com o título de Cidadão Mogiano, pelos relevantes serviços prestados ao Município.
O vereador Edson Santos (PSD), autor da iniciativa, em nome do Legislativo, enalteceu a atuação de Montes na cidade e ressaltou sua importância na Apae de Mogi das Cruzes. “O título de Cidadão Mogiano é a maior honraria que esta Casa outorga para um cidadão e o senhor João Montes, que veio de Minas, recebe merecidamente, pelo seu trabalho, suas amizades e principalmente pela atuação social, essa solidariedade”, disse Santos.
Representando o prefeito Marcus Melo (PSDB) na solenidade, o vice-prefeito Juliano Abe (MDB) também exaltou a postura do homenageado: “Essas décadas que o senhor dedica a Apae, à sua família, à sua vida empresarial e de voluntariado marcou passagens especiais de cada uma das pessoas que aqui se fazem presentes. Parabéns, senhor João, pela vida dedicada a Mogi das Cruzes”.
A diretora da Apae de Mogi das Cruzes, Ana Paula, fez o uso da palavra no plenário para, em nome dos funcionários da instituição, fazer uma homenagem a João Montes. “Tenho plena convicção que a escolha que Deus fez quando colocou o senhor em nosso caminho foi certeira e acompanhada de muita luz. Assim eu enxergo o seu caminho, um caminho de muita luz”, disse.
João Montes, como novo cidadão mogiano, agradeceu pela homenagem, falou um pouco sobre sua trajetória e sobre o seu amor por Mogi das Cruzes. “Um município pelo qual guardo profunda admiração e onde sempre fui bem acolhido. Sinto-me mogiano de coração. Com certeza é o lugar onde escrevo minha história com galhardia e gratidão”, afirmou.
A solenidade comandada pelo presidente da Câmara, vereador Sadao Sakai (PL) também contou com a presença do vereador Francimário Vieira Farofa (PL); e teve a Mesa composta pelo vice-presidente da Apae Mogi das Cruzes, Otacílio Esteves Pereira; do diretor da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Rubens Marialva, que representou o presidente da entidade, Marco Antonio Zatsuga; da assessora parlamentar e ex-vereadora da cidade, Odete Sousa, que representou o deputado estadual André do Prado (PL); do gerente regional do Sebrae-SP, Sérgio Ricardo Gromik e do presidente da Frente Empresarial Pró-Itaquaquecetuba, Carlos Lapique.
João Montes ingressou em 1993 no clube de serviços Lions Clube, ocupando vários cargos, inclusive a presidência, por duas gestões. Participou também da Governadoria do Distrito, cumprindo o código de ética com esmero e portador do Título Melvin Jones, maior honraria do Lions.
João Montes também é membro ativo da Loja Maçônica União e Caridade IV, desde 1993. Ocupou vários cargos e foi venerável mestre no biênio 2003-2005.
Como membro do Lions, amigo de Ricardo Strazzi, o principal fundador e articulador da Apae de Mogi, recebeu o convite para integrar voluntariamente a diretoria da entidade. Ocupou o cargo de diretor do Conselho Fiscal entre os anos de 1998 e 2005. De 2006 a 2011, ocupou o cargo de diretor titular do Conselho Fiscal.
De 2012 a 2013, assumiu a vice-presidência e, no período de 2014 a 2016, atuou como presidente, sendo reeleito para o mandato de 2017 a 2019.
Graças à sua atuação nos diversos clubes de serviços da cidade, João Montes ampliou ainda mais as parcerias com as Lojas Maçônicas, Rotary Clubs, Lions Clubes, comércio, indústria, Legislativo e Judiciário.
Além disso, o homenageado ocupa o cargo de coordenador estadual da Federação Estadual das Apaes, posição esta que lhe permite trazer novas ideias de captação de recursos para a entidade do Município, bem como compartilhar com as 305 Apaes do Estado de São Paulo os casos de sucesso da associação mogiana.