Foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira (14) o Projeto de Lei 55/2019, de autoria do vereador Cuco Pereira (PSDB), que denominou a Rua Dois B, no Residencial Mosaico, em César de Souza. O Logradouro, que tem início na rua Maurício Nicolau Soares e término na divisa do loteamento, passará a ser chamado de Rua Afonso Caporall. A iniciativa, de acordo com Pereira, é uma homenagem póstuma a Afonso Caporali, que foi delegado e vereador em Mogi das Cruzes.
Affonso Caporali nasceu em 12 de fevereiro de 1918 em Cambuí, cidade mineira homônima a seu apelido. Chegou a Mogi das Cruzes em 1934. Filho de Agostinho Caporali e da professora Elmira da Silva Pereira, teve nove irmãos e aos 18 anos já trabalhava com o caminhão, vendendo o macarrão fabricado no pastifício.
Depois que a empresa fechou foi transportando cargas no eixo São Paulo-Rio de Janeiro, época em que a rodovia Presidente Dutra ainda não existia. Na empresa onde buscava cargas na Capital, a Nacional Transportes, conheceu o ex-prefeito de Mogi das Cruzes Waldemar Costa Filho. Após 14 anos trabalhando como caminhoneiro resolveu se dedicar ao comércio, com negócios em Mogi das Cruzes, mas morando em Guararema. Caporali foi então designado delegado de polícia pelo governador por oito anos, em uma época onde o cargo não exigia formação em Direito. Foi presidente do partido PSP e eleito vereador. Envolvido na política teve a oportunidade de conhecer ex-presidente Getúlio Vargas, João Goulart, Tancredo Neves e foi amigo pessoal do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros.