Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Historiador recebe título de Cidadão Mogiano
09/08/2019 - 15:52:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira (08), entregou o título de Cidadão Mogiano ao professor e historiador Jurandyr Ferraz de Campos pelos relevantes serviços prestados ao Município, nas áreas de Educação, Pesquisa e preservação da história e costumes do povo mogiano. A homenagem foi uma iniciativa dos vereadores Pedro Komura (PSDB) e Edson Santos (PSD). A solenidade contou com a apresentação especial da Corporação Musical Lira São José Operário.

“O Jurandyr teve fundamental importância na divulgação da tradição religiosa e folclórica da cidade. Atento às transformações pelas quais Mogi passou nas últimas décadas e disponibilizou seu conhecimento a serviço da administração pública”, ressaltou Komura, que discursou em nome do Legislativo.

O vereador Edson Santos também fez o uso da palavra para enaltecer a história do homenageado e ressaltar a importância de seu trabalho para o Município: “a Vida do Jurandyr sempre foi dedicada a essa cidade”, afirmou.

Representando o Poder Executivo, o vice-prefeito Juliano Abe (PSD), falou sobre o legado de Jurandyr na cidade de Mogi das Cruzes. “O professor Jurandyr garantiu para nós mogianos que experimentássemos e aprendêssemos um pouco da história. História essa que aprendemos e que ao longo do tempo é capaz de trazer justiça àquelas pessoas que tanto trabalharam e dedicaram as suas vidas”, disse Abe.

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe, usou a tribuna durante a sessão para exaltar o trabalho do homenageado e relembrar os momentos de seu mandato na prefeitura, ocasião onde Jurandyr foi secretário. “Hoje é um dia de alegria, de festa e felicidade, nós roubamos o Jurandyr durante anos para que ele pudesse servir na administração. Quero felicitar a câmara através dos 23 vereadores por essa linda homenagem”.

O mais novo cidadão Mogiano, o professor e historiador Jurandyr Ferraz de Campos, agradeceu a Câmara Municipal pela homenagem e contou um pouco da história de sua infância na cidade. “Quero agradecer do fundo do coração pela lembrança do meu nome pelos vereadores ilustres Pedro Komura e Edson Santos. Em Mogi das Cruzes eu vivi, passei aqui a minha infância e não podia assinar como mogiano, mas hoje eu posso”, comemorou.

A solenidade comandada pelo presidente da Casa, Sadao Sakai (PL) e secretariada pelo vereador Edson Santos, também contou com a presença do presidente da Apae de Mogi das Cruzes, João Montes; do presidente da Comissão das Relações Institucionais da 17ª Subseção da OAB de Mogi das Cruzes, dr. Hério Felippe Moreira Nagoshi; do pró-reitor e conselheiro do Centro Universitário Braz Cubas, Saul Grinberg e do presidente da Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras, Glauco Ricciele Prado Lemes da Cruz Ribeiro.

O homenageado, filho de José Pereira Campos e Geralda Ferraz de Campos, é natural da cidade paulista de Caçapava, onde nasceu no dia 07 de setembro de 1936. É casado com Marlene Pinto de Campos com quem teve os filhos Áurea Cristina, Marcos Eduardo e Marcela.

Personalidade conhecida nos meios acadêmicos mogianos devido as suas pesquisas históricas, o Professor Jurandyr Ferraz de Campos é também um grande divulgador das tradições religiosas e folclóricas da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, da qual foi festeiro em 1989.

Formou-se Bacharel em História pela Universidade de São Paulo, onde graduou-se e fez mestrado. É licenciado em História pela PUC — Pontifícia Universidade Católica. Aprovado em concurso público para o Banco do Brasil S.A., exerceu suas funções laborais de 1959 até 1989, quanto aposentou-se das atividades junto à instituição financeira.

Paralelamente às atividades profissionais junto a agência bancária local, atuou como professor da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), nas disciplinas: História Econômica e História do Pensamento Econômico, de 1969 a 1986; Paleografia, de 1992 a 1997; História Econômica, em 1994 e Antropologia Cultural de 1996 a 1998.

Ministrou cursos organizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Mogi das Cruzes sobre paleografia colonial brasileira nos anos de 1987, 1988, 1993 e 2002.  O homenageado também foi diretor do Museu de Arte Sacra de Mogi das Cruzes, conforme convênio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Mitra Diocesana, Província Carmelitana de Santo Dias, Ordem Terceira do Carmo e SPHAN, de 1986 a 1988.

Participou do Projeto de Arqueologia da Região da Serra do Itapeti, como responsável pela Coordenadoria dos Levantamentos Históricos, no período de 1989 a 1996. Foi fundador, coordenador e membro do Conselho Editorial de BOIGY, responsável pela publicação dos Cadernos da Divisão do Arquivo Histórico e Pedagógico Municipal de Mogi das Cruzes.

Foi sócio fundador da Associação Mogiana de Paleografia AMP, de 1998 e criador do Projeto Vídeo Memória de Mogi das Cruzes, 1995/96, destinado a registrar em vídeo aspectos culturais, sociais e folclóricos de Mogi das Cruzes e região. Também foi sócio fundador da "Associação Pró-Festa do Divino" e atuou como secretário municipal de Cultura e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, de 2000 a 2004.  Atualmente, Jurandyr é membro da Academia Caçapavense de Letras e da Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras.

 

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583