A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou, na última sexta-feira (2), o Título de Cidadão Mogiano ao presidente da NGK Brasil, Shinichi Odo, pelos relevantes serviços prestados ao Município. A homenagem, de autoria do presidente da Casa, Sadao Sakai (PL) e do vereador Mauro Araújo (MDB), foi entregue no Clube de Campo de Mogi das Cruzes, na comemoração do 60º aniversário de atuação da NGK no Brasil.
“Graças ao senhor Shinichi Odo, grandes investimentos foram feitos na unidade mogiana. Em nossa cidade, todos os colaboradores tem a busca pela modernização e inovação, como meta constante”, afirmou Sadao Sakai.
Na ocasião também foi entregue o título de Honra ao Mérito à empresa NGK, pelos 60 anos de atuação no Brasil e pelos relevantes serviços prestados a Mogi das Cruzes. O presidente Sadao Sakai, que também foi autor da homenagem, ressaltou o elo entre a NGK e os mogianos e enalteceu a atuação da empresa na cidade, principalmente na geração de empregos. “São milhares as histórias de vida de mogianos que nesta empresa desenvolveram seus talentos, formaram e sustentaram suas famílias e contribuíram para a história desta multinacional que nesta terra gera mais de mil empregos diretos”.
Também estiveram presentes na celebração os vereadores Mauro Araújo (MDB), José Antonio Cuco Pereira (PSDB), Antonio Lino (PSD), Otto Rezende (PSD), Diegão Martins (MDB), Rodrigo Romão (PCdoB), Iduigues Martins (PT), Emerson Rong (PL) e Pedro Komura (PSDB), além do prefeito Marcus Melo (PSDB), deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) e o deputado estadual Marcos Damásio (PL) .
Shinichi Odo nasceu em 3 de abril 1954, na província de Kagoshima, no Japão, onde formou-se na escola de ensino médio. Na Universidade de Senshu, em Tóquio, graduou-se no curso de Comércio, em 1977 e no mesmo ano iniciou sua carreira de sucesso na NGK Spark Plug (USA) Co, Ltd. Mais tarde, em 2003, assumiu o cargo de gerente da Divisão de Vendas Exportação After Market.
Em 2005 foi alçado ao posto de presidente da subsidiária da NGK nos Estados Unidos, a NGK Spark Plug (USA) Inc., e em 2007 foi promovido a diretor da NGK Matriz, mas continuou acumulando a presidência da subsidiária americana.
De volta ao Japão, em 2009, assumiu o cargo de diretor da Área de Vendas de Produtos Automotivos, uma das mais importante da empresa. Em junho de 2011 tornou-se presidente e CEO da NGK Spark Plug Co., Ltd., substituindo Norio Kato e assumindo definitivamente o comando de todas as operações e empresas do grupo NGK, incluindo a Cerâmica e Velas de Ignição NGK do Brasil Ltda.
Durante a sua gestão a empresa assumiu a liderança mundial na comercialização e produção de Velas de Ignição, atingindo no último ano de 2018, 857 milhões de unidades para diversas aplicações, desde os veículos mais modernos das principais montadoras do mundo até o mercado de reposição, atendendo os cinco continentes com produtos da mais alta qualidade. Também durante a sua gestão (2011-2018), houve investimento em ampliação da capacidade produtiva e modernização do parque fabril da unidade brasileira na ordem de R$ 380 milhões, o que representa uma média anual de R$ 47,5 milhões. Tal investimento possibilitou a ampliação da produção e comercialização de 72,4 para 86 milhões de peças por ano, fato que representou um crescimento de 19%.
A NGK do Brasil Ltda. fornece, atualmente, para quase todas as montadoras de automóveis e motocicletas instaladas no Brasil, tais como a General Motors, Fiat-Chrysler, Ford, Volkswagen, Renault, Peugeot Citroën e as japonesas Honda e Nissan. Já no segmento de duas rodas, fornece às empresas Honda e Yamaha. Ainda, recentemente foi aprovado um investimento (2019-2022) para a planta da NGK do Brasil Ltda. que amplia sua capacidade de produção de isolador, principal componente da vela de ignição, em 30%. O projeto de tal ampliação já se encontra em fase de execução, com início de produção previsto para abril de 2020.