Com a aprovação do Projeto de Lei 08/2019, na sessão ordinária desta quarta-feira (10), os vereadores deram o nome de Auditório Professor José Ralf de Oliveira Campos ao atual auditório localizado no prédio pertencente ao patrimônio municipal, localizado na Rua Francisco Franco, 133, em Mogi das Cruzes.
O vereador Protássio Nogueira (PSD), autor do projeto, ressaltou no documento o objetivo de homenagear José Ralf, a quem ele chamou de exemplo a toda sociedade mogiana.
O homenageado, filho de Alziro de Oliveira Campos e Cora Magalhães de Oliveira Campos, nasceu no dia 05 de abril de 1946 em Mogi das Cruzes.
Estudou parte do curso primário e todo o ginásio no Seminário Nossa Senhora do Carmo em Itu. Iniciando o curso clássico na Escora Dr. Deodato Wertheimer, em Mogi das Cruzes, posteriormente ingressando na Escola Livre de Sociologia e Político da Universidade de São Paulo (USP), onde se formou sociólogo.
Poeta, fotógrafo, dramaturgo, documentarista, animador cultural e produtor multimídia, entre 1967 e 1968, presidiu o Teatro Experimental Mogiano TEM, num período de grande efervescência cultural e política.
Foi mestrando pela Universidade de Brasília (UnB), tendo sido expulso em virtude de se voltar contra o regime militar e por liderar uma assembleia estudantil que clamava pelas liberdades democráticas.
Na década de 1980 atuou como assessor técnico nas áreas de Turismo e Lazer, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Mogi das Cruzes, desenvolvendo e apresentando diretrizes para o turismo e lazer do Município.
Na década de 1990 voltou a atividade de produção de documentários em vídeos. Posteriormente, no centro-oeste paulista, participou de vários encontros de violeiros. Em 2005 foi convidado a lecionar nos cursos de Comunicação Social e de Administração na Universidade Paulista-UNIP.