Na sessão ordinária desta quarta-feira (03), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, por meio da aprovação do Projeto de Lei 62/2019, criou e denominou o Centro Municipal de Programas Educacionais – CEMPRE Professor Sérgio Moretti. O estabelecimento de ensino funcionará na Rua Laurindo Pereira, no distrito de Jundiapeba.
De autoria do prefeito Marcus Melo (PSDB), a propositura, além de criar o Centro Educacional, também homenageou, de forma póstuma, um ex-vereador atuante na cidade.
O CEMPRE de Jundiapeba atenderá crianças de quatro a cinco anos, na Educação Infantil e crianças de seis a dez anos, do Ensino Fundamental. De acordo com o documento apresentado ao plenário, o Centro tem o objetivo de “assegurar o desenvolvimento integral da criança, ampliando seus conhecimentos e experiências, abrangendo os aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando as ações da família”.
Sérgio Moretti, filho de Antonio Moretti e Guiomar Moretti, nasceu no dia 4 de fevereiro de 1929, na cidade de Limeira, São Paulo. Em 1935, veio para a cidade de Mogi das Cruzes, onde permaneceu até o seu falecimento, ocorrido no dia 5 de maio de 2013.
Foi casado com Vera Ornellas Moretti, natural de Mogi das Cruzes, falecida em 2012 e teve três filhos: Sergio Benedito Moretti, Sonia Aparecida Moretti Stock e Rosane Aparecida Moretti dos Santos, todos nascidos em Mogi das Cruzes.
O homenageado foi professor de Filosofia, História e Geografia, funcionário público federal, poeta, escritor e vereador da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, eleito em 1959 pelo Partido da Representação Popular – PRP.
Na Câmara Municipal, o homenageado foi autor da lei de criação e implantação do Curso de Admissão Municipal, em 1960, com início em 1961, ministrado gratuitamente às crianças do Município, candidatas aos cursos ginasiais.