Foi aprovado, na sessão ordinária desta terça-feira (02) a Moção 56/2019, que consignou votos de aplausos e congratulações à Tenente PM Mayara Roberta Mieko Tanaka de Morares, pelos relevantes serviços prestados ao Município. A tenente foi a primeira mulher a Comandar uma Aeronave da Policia Militar do Estado de São Paulo.
A iniciativa foi de autoria dos vereadores do Partido Verde, Caio Cunha e Fernanda Moreno, que ressaltaram, no documento apresentado ao Plenário, a importância da tenente PM como inspiração para outras oficiais. “Uma homenagem feita em virtude dos bons serviços prestados à população brasileira, tanto quanto, pela conquista histórica de se tornar a primeira mulher a Comandar uma Aeronave da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, afirmaram os parlamentares.
A oficial ingressou na Academia da Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), no ano de 2005, aos 17 anos, por influência do seu pai que também foi policial, mas saiu da corporação nos anos de 1990 para trabalhar no Japão. Depois de se formar em 2008 e trabalhar no 18° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), em Presidente Prudente, e um ano depois no 42º BPM/I, em Presidente Venceslau, entrou para o Grupamento Aéreo em 2013, sendo que desde 2015 atua na Base de Aviação de Presidente Prudente.
Consequentemente, após ser declarada apta a assumir o comando das aeronaves “Águias”, pelo Conselho de Voo da unidade, presidido pelo Cel PM Paulo Luiz Scacheretti Júnior, Comandante da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Tenente PM Mayara, participou do salvamento de uma vítima de acidente de moto na Marginal Tietê, que colidiu com um caminhão e foi, rapidamente, socorrido para o Hospital das Clínicas pela equipe da aeronave em que a policial comandava