Na sessão ordinária desta terça-feira (02), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 15/2019, de autoria dos vereadores do Partido Liberal, Francimário Vieira Farofa, Sadao Sakai, Péricles Bauab e Emerson Rong, que confere o título honorífico de Cidadã Mogiana à coronel da Polícia Militar, Eliane Nikoluk Scachetti (coronel PM Nikoluk). A homenagem foi motivada pelos relevantes serviços que a coronel prestou ao Município na área da Segurança Pública.
A homenageada nasceu em 19 de maio de 1970, na cidade de São Paulo, primogênita - de um total de três filhas - do coronel da Polícia Militar Estevam Nikoluk e da professora Eliza Szuster Nikoluk.
No final dos anos 80 Eliane prestou o primeiro concurso para mulheres na Academia do Barro Branco, onde foi aprovada em uma das 15 vagas disponíveis na época, tornando-se integrante da primeira turma de representantes do sexo feminino em policiamento no Brasil e na América Latina. Na escola de formação de oficiais da PM, começou como aspirante e depois tornou-se oficial, na Zona Leste de São Paulo.
Em mais de 30 anos de trabalho a homenageada desempenhou várias funções na corporação: passou pelo Centro de Operações da Policia Militar (COPOM), serviu à Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo e ainda atuou no setor de Inteligência da PM. Nos últimos anos, a então coronel da Policia Militar ficou à frente do Comando de Policiamento do Interior (CPI-1), sendo responsável por 39 municípios das regiões do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira e do Litoral Norte.
Eliana era responsável por uma equipe de mais de 3,4 mil homens. Sua passagem pelo CPI-1 foi marcada pela redução significativa dos índices de criminalidade nestas localidades. Houve, nesta época, o fortalecimento da relação da comunidade com a polícia, forças armadas, guardas municipais e as Prefeituras, por meio de operações conjuntas e um núcleo de inteligência integrado.
Durante o período em que atuou na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o contato com Mogi das Cruzes se intensificou. Foram mais de oito anos apoiando as Comissões Municipais de Defesa Civil de Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê - promovendo treinamento das equipes municipais de Defesa Civil.
Ao deixar o comando do CPI-1, já dando início ao seu afastamento oficial da PM, visando inatividade (aposentadoria), Eliane foi convidada pelo Partido Liberal (PL) para integrar seus quadros de candidatos. De início, alistou-se como candidata a deputada estadual e, posteriormente, sendo convidada pelo PL a compor a chapa ao Governo do Estado com o então Governador Márcio França.
Em convenção realizada em 4 de agosto de 2018, a coronel foi confirmada como candidata à vice na chapa de Márcio França (PSB) a governador de São Paulo pela coligação "São Paulo Confia e Avança" (PS PS C, PPS, PTB, PV, PL, PODE, PMB, PHS, PPL, PRP, PATRI, PRO SOLIDARIEDADE, e AVANTE).