Na sessão ordinária, realizada na tarde desta terça-feira (02), o Legislativo aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 10/2019, que institui o Dia Municipal de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, que será celebrado anualmente no dia 25 de julho.
A matéria, de autoria do vereador Jean Lopes (PCdoB), tem como objetivo reconhecer a luta da mulher negra na figura de Tereza de Benguela, chefe do Quilombo de Quariterê – MT, no século XVIII.
“A resistência, garra e desejo de vitória, marcas da rainha Tereza, devem ser relembrados em todos os rincões de nossa terra, para orgulho de todas as mulheres, principalmente da mulher negra”, afirmou o parlamentar, no documento apresentado ao Plenário.
Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que viveu no atual estado de Mato Grosso, durante o século XVIII. Com a morte de seu esposo, José Piolho, Tereza se tornou a rainha do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luís Pinto de Sousa Coutinho e a população (79 negros e 30 índios), morta ou aprisionada.