Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Presidente da Ong Refúgio Brasil recebe título de Cidadã Mogiana
13/06/2019 - 22:35:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (13), entregou o título honorífico de Cidadã Mogiana à presidente da Ong Refúgio Brasil, Faysa Ahmad Mouhd Saleh Abu Daoud, pelos relevantes serviços prestados ao Município, dando assistência a refugiados na cidade.

O vereador Emerson Rong (PL), autor da homenagem, em seu discurso no Legislativo, enalteceu a atuação de Faysa e destacou a importância da Ong Refúgio Brasil. "A Faysa atua diariamente como voluntária pois acredita cumprir uma missão dada por Deus a ela. Centenas de crianças já foram beneficiadas com as atividades da Ong, cuja relevância é notável”, ressaltou.

Já o vice-prefeito Juliano Abe (MDB), que representou o prefeito Marcus Melo (PSDB) na solenidade falou sobre imigração e refúgio e a importância de ambas as condições para a construção do Brasil. Abe também falou sobre o trabalho realizado pela Ong Refúgio Brasil: “A Faysa, para realizar e continuar todo o trabalho que vem fazendo não usa somente o coração mas também a voz, porque muito embora sejamos uma país hospitaleiro, a realidade é que temos dificuldade em dar a universalização da Saúde e Educação para os brasileiros e também temos dificuldade em receber de maneira digna e adequada os nossos irmãos que vêm refugiados de alguns países”.

Também fez questão de deixar sua homenagem o presidente do Instituto 5 Pilares, Sheik Jihad Hammadeh. “Quero agradecer a essa Casa de leis e ao povo de Mogi das Cruzes por essa legítima honraria e homenagem à Faysa, reconhecendo o seu digníssimo e louvável trabalho em prol das outras pessoas, dos necessitados e da população brasileira”, afirmou.

O embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, também prestigiou a homenagem, agradeceu a Mogi das Cruzes por acolher os refugiados e ressaltou o esforço de Faysa, lembrando a todos que ela também é uma refugiada. “Esperamos que muito em breve essa cidade seja também cidade irmã de uma cidade palestina. Muito em breve esperamos vocês na terra palestina. Hoje estamos homenageando uma senhora que faz um trabalho muito importante para os refugiados. Quando foi criado o Estado de Israel mais de 560 cidades e povoados foram completamente destruídos, inclusive a cidade natal de Faysa”.

Emocionada, a mais nova cidadã mogiana, Faysa Daoud, contou um pouco de sua história e agradeceu as autoridades pela honraria. Sinto-me imensamente honrada, feliz e emocionada por essa celebração nesta noite, de receber esse título tão valioso que eu nunca esperei. Hoje com muito orgulho declaro que sou palestina, jordaniana, mogiana e brasileira”.

A sessão solene presidida pelo vereador Mauro Araújo (MDB) e secretariada por Diegão Martins (MDB) também contou com uma apresentação do grupo artístico Palestina, que apresentou a dança folclórica e cultural Dabke. Os vereadores Péricles Bauab (PL) e Karina Pirillo (PSD) também estiveram presentes na solenidade, além do presidente do Instituto Cinco Pilares, xeque Jihad Hammadeh; do secretário geral da Federação Árabe Palestina do Brasil, Walid Shuqair; do xeque Faizan Paulo Abuque, de Mogi das Cruzes; do xeque Mohamad Barakat, da Mesquita Brasil de São Paulo; do xeque Abou Bakr, de São Miguel Paulista e do xeque Abdel Hai, de São José dos Campos.

Faysa Ahmad Mouhd Saleh Abu Daoud nasceu na Jordânia no dia 7 de julho de 1959 e veio para o Brasil logo após se casar, em 7 de novembro de 1978, tendo naturalizado-se brasileira em 1992. Viúva há seis anos, Faysa Ahmad é mãe de Samir Hussein Arman, Diria Hussein Arman e Jamal Hussein Arman.

A Ong Refúgio Brasil, cujo slogan é "O amor não conhece fronteiras", foi criada oficialmente em 2016, para que as ações de ajuda aos refugiados que chegavam a Mogi das Cruzes e região pudessem ser ampliadas, bem como a captação de recursos junto aos parceiros solidários. 

Dentre as atividades da entidade estão a elaboração de projetos agrícolas para geração de renda, parcerias com empresas privadas e auxílio para o desenvolvimento de negócios próprios, aluguel de casas para abrigar e socorrer os refugiados, doação de alimentos e roupas e uma parceria para cuidados com a saúde feita com o médico Abdul Khader El Hayek e a Maternidade Mogi Mater.

No Brasil, em 2018, estima-se que chegaram cerca de 10 mil refugiados, sendo que 52% vivem no Estado de São Paulo. A Ong Refúgio Brasil presta atendimento a aproximadamente 700 pessoas em Mogi das Cruzes e região.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583