Na sessão ordinária desta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei 06/2019, de autoria do primeiro secretário, vereador Diegão Martins (MDB), que dá o nome de Antonio Conceição Duarte à atual Estrada Velha da Capela, localizada na Vila Moraes, com início na Avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e término na Avenida Francisco Ruiz.
“Era muito querido entre os amigos e membro da Comunidade Nossa Senhora da Paz, na Vila da Prata, onde se dedicava intensamente à realização das festas religiosas da comunidade, cuidando desde a montagem das barracas das quermesses e, ainda, com o apoio da esposa Margarida, produzia os doces caseiros no fogão à lenha, vendidos para arrecadação de recursos em prol das causas sociais”, justificou Diegão Martins.
Antonio Duarte da Silva, filho de Benedito Duarte Sobrinho e Maria da Conceição Duarte, nasceu em 1 de dezembro de 1932, na cidade de Biritiba Mirim, onde viveu até 1955, quando fixou residência em Mogi das Cruzes.
Trabalhou a vida toda como motorista, primeiramente de caminhão, fazendo o transporte de verduras para o Rio de Janeiro. Em seguida atuou como motorista de ônibus na empresa Eroles e, posteriormente, passou em concurso público e foi admitido pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), onde trabalhou até a sua aposentadoria.
Casou-se com Margarida da Silva e tiverem dez filhos, sendo que José Roberto e José Marcos faleceram ainda crianças, deixando a descendência os oito filhos: José Carlos, José Benedito, José Luiz, José Eduardo, Maria Regina, Maria Cristina, Maria do Carmo e Maria Helena.