Foi aprovado, em sessão ordinária, na tarde desta terça-feira (28), o Projeto de Decreto Legislativo 14/2019, de autoria do vereador Emerson Rong (PR), que homenageia Faysa Ahmad Mouhd Saleh Abu Daoud com o título de Cidadã Mogiana, pelos serviços de cunho social e assistencial prestados ao Município. A homenageada está a frente da Ong Refúgio Brasil, que presta assistência a refugiados em Mogi das Cruzes.
“O carisma e a compaixão de Faysa levaram-na a formar inúmeros laços de amizade que contribuíram para que sua preocupação e amor ao próximo se efetivasse em ações de acolhimento direcionadas aos refugiados”, ressaltou Rong, no documento apresentado ao Plenário.
Faysa Ahmad Mouhd Saieh Abu Daoud nasceu na Jordânia no dia 7 de julho de 1959 e veio para o Brasil logo após se casar, em 7 de novembro de 1978, tendo naturalizado-se brasileira em 1992. Viúva há seis anos, Faysa Ahmad é mãe de Samir Hussein Arman, Diria Hussein Arriara e Jarnal Hussein Arman.
A Ong Refúgio Brasil, cujo slogan é "O amor não conhece fronteiras", foi criada oficialmente em 2016, para que as ações de ajuda aos refugiados que chegavam a Mogi das Cruzes e região pudessem ser ampliadas, bem como a captação de recursos junto aos parceiros solidários.
Dentre as atividades da entidade estão a elaboração de projetos agrícolas para geração de renda, parcerias com empresas privadas e auxílio para o desenvolvimento de negócios próprios, aluguel de casas para abrigar e socorrer os refugiados, doação de alimentos e roupas e uma parceria para cuidados com a saúde feita com o doutor Abdul Khader El Hayek e a Maternidade Mogi Mater.
"A homenageada também busca atender a crianças com atividades específicas como espetáculos circenses, brincadeiras e cursos. Através da Ong Refúgio Brasil, tem realizado palestras em escolas, cursos e faculdades sobre o tema refugiados e projetos sociais, de forma a contextualizar o nosso Município com essa nova realidade mundial", destaca Rong.
No Brasil, em 2018, estima-se que chegaram cerca de 10 mil refugiados, sendo que 52% vivem no Estado de São Paulo. A Ong Refúgio Brasil presta atendimento a aproximadamente 700 pessoas em Mogi das Cruzes e região.