Na tarde desta segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu o Subimpério do Divino Espirito Santo, que foi instalado no Espaço Cultural do Legislativo. Com o tema "Divino Espírito Santo, renove a nossa Fé e a transforme em Missão", a festividade organizada pela Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo e Diocese de Mogi das Cruzes terá início na próxima quinta-feira (30) e se estenderá até o dia 9 de junho.
“A festa já é uma tradição muito antiga e Mogi respira o Divino, a cultura de manter uma tradição que já vem há 406 anos. O povo espera pela festa com muita ansiedade”, ressaltou o vereador Maurinho do Despachante (PSDB), que na edição anterior foi capitão de mastro da festividade.
O festeiro da celebração, Marcelo Braz, também falou sobre a importância cultural da Festa do Divino. "Está inserida na cultura do povo de Mogi das Cruzes. O Divino Espirito Santo sempre propaga o amor, por isso a festa do Divino, da maneira que está sendo conduzida, com essa filantropia, segue os ensinamentos de Cristo."
Já o presidente Sadao Sakai (PR), durante a cerimônia de instalação do Subimpério, enalteceu a realização da celebração na cidade. “A Festa do Divino tem em sua tradição a preservação do patrimônio histórico do nosso Município e, além do caráter religioso, tem uma face filantrópica, folclórica e cultural”, afirmou.
A Festa do Divino Espírito Santo existe em Mogi das Cruzes desde o final do século XVII e é uma das mais antigas do Brasil e o maior evento folclórico e religioso do Alto Tietê. Existe um documento descoberto pelo historiador Jurandyr Ferraz de Campos que comprova que a devoção no Divino Espírito Santo tem mais de 400 anos na cidade. Neste ano os festeiros da celebração são Marcelo Braz e Suely Moraes Braz e os capitães-de-mastro são Antonio José Mercado e Maria Auxiliadora Mercado.