Na sessão ordinária desta quarta-feira (08), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção 39/2019, de autoria do vereador Caio Cunha (PV), que faz um apelo aos poderes federais Executivo e Legislativo para que examinem os impactos a serem causados aos professores no projeto da reforma da Previdência.
“É difícil encontrar pontos na reforma que beneficiam dignamente esta categoria. De modo mais preocupante, o fato em que os professores passarão a ter idade mínima de 60 anos para ambos os sexos, e o tempo de contribuição, que hoje é de 25 anos para a mulher e de 30 anos para o homem, será de 30 anos para todos”, argumentou Cunha, no documento apresentado ao Plenário.
A Moção também exibiu dados do relatório feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), intitulado “Políticas Eficientes para Professores”, que aponta um baixo interesse pela profissão de professor (cerca de 2,4% dos alunos). O relatório conclui que a baixa atratividade da profissão é resultado do pouco reconhecimento e baixos salários.