Foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (30), a Moção 34/2018, que apela ao governo estadual e ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para que faça o desassoreamento do rio Jundiaí, a partir foz do rio Tietê até a Avenida Japão. A Moção foi apresentada pela Comissão de Obras da Casa, que tem como membros os vereadores Cuco Pereira (PSDB), Antonio Lino (PSD), Taubaté Guimarães (MDB), Carlos Evaristo (PSD) e Rodrigo Valverde (PT).
Os vereadores afirmaram que ao vistoriar algumas ruas do Jardim Santos Dumont II encontraram problemas de entupimento na rede coletora de esgoto. “Apesar de toda a ação desenvolvida pela administração municipal ainda há a necessidade de uma providência efetiva por parte do DAEE no sentido de desassorear o rio Jundiaí, da foz do Rio Tietê até a Avenida Japão”, ressaltaram os vereadores, no documento apresentado ao Plenário.
o último desassoreamento foi realizado no rio Jundiaí para limpeza ocorreu há 10 anos, segundo informaram os próprios moradores;
“A situação está insalubre aos moradores que precisam conviver com ratos, baratas, moscas varejeiras, além de colocar tábuas improvisadas para poderem transitar de um lado a outra nas casas”, afirmaram os parlamentares em outro trecho do documento.
A Moção de apelo será enviada ao governador João Dória (PSDB), ao superintendente do DAEE, Heitor Brandão de Azevedo e aos deputados estaduais Estevam Galvão (DEM), André do Prado (PR) e Marcos Damásio (PR).