Representantes da Comissão de Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae, da Câmara de Mogi das Cruzes, visitaram na manhã de hoje (24), as ruas Rodésia e Europa, no Jardim Santos Dumont II, onde há problemas com esgoto acumulado nas ruas e, em algumas situações até dentro das casas.
Os vereadores conversaram com o diretor do Serviço Municipal de Água e Esgotos, Glauco Luiz Silva e com o engenheiro Paulo Rogério Machado da Secretaria de Serviços Urbanos. O Semae e a Secretaria de Serviços Urbanos estão fazendo uma ação conjunta para amenizar o problema. A rede de esgoto está entupida e voltando para as casas. A situação se agravou pelo nível do rio Jundiaí que está alto.
Após a vistoria, os vereadores decidiram por meio da Comissão de Obras apresentar uma moção apelando ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para a limpeza e desassoreamento do rio Jundiaí, desde a foz do rio Tietê até a Avenida Japão.
O documento que deverá ser analisado pela Câmara de Mogi das Cruzes dá ciência do problema ao governador João Doria; ao superintendente do DAEE, Heitor Brandão de Azevedo e aos deputados estaduais Estevam Galvão de Oliveira (DEM); André do Prado e Marcos Damásio, ambos do PR.
Da parte do município, tanto o Semae como a Secretaria de Serviços Urbanos informaram que haverá um incremento nas ações a partir dos próximos dias por causa da contratação de uma empresa que efetuará a limpeza do lençol freático com bombas que deverão sugar toda a sujeira, além de fazer a limpeza na rede de esgoto e galerias de águas pluviais. Até junho, a previsão é que o trabalho esteja totalmente concluído, inclusive com o asfaltamento das vias.
Algumas irregularidades existem no bairro também como a rede de esgoto passando dentro da galeria de águas pluviais. Os vereadores constataram também que as casas estão abaixo do nível da rua, o que causa problemas com o esgoto voltando para as habitações. Numa das residências, a moradora colocou tábuas para circular, pois o esgoto acumulado está dentro do seu quintal causando vários transtornos.
A situação dos moradores é problemática, já que o esgoto pelas ruas atrai ratos, baratas, moscas varejeiras e todo tipo de problema. O morador Gilberto Angelo dos Santos, que reside há mais de 10 anos no bairro, disse que falta praticamente tudo: “Estamos sofrendo muito aqui”.
Para o presidente da Comissão de Obras, José Antonio Cuco Pereira (PSDB), a visita ao bairro foi positiva para acompanhar de perto a situação vivida pelos moradores, conversar com os representantes da Prefeitura de Mogi das Cruzes e também realizar uma ação mais efetiva no sentido de apresentar uma moção apelando ao Estado para que também faça a sua parte. A vistoria foi acompanhada ainda por mais dois integrantes da comissão, os vereadores Rodrigo Valverde (PT) e Antonio Lino da Silva (PSD).