A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na noite desta segunda-feira (15), realizou uma sessão solene para entrega de título de Cidadão Mogiano ao comerciante Ye Kangmiao, pelos relevantes serviços prestados ao Município.
O vereador Jean Lopes (PCdoB), um dos autores da homenagem, em nome do Legislativo, reafirmou a importância da atuação de Ye, tanto em Mogi das Cruzes quanto no Brasil e destacou a proximidade que o homenageado tem com Mogi das Cruzes. “Há mais de vinte anos reside no Município de Mogi das Cruzes e tem uma bonita história de vida e uma bonita relação com a nossa cidade, que a partir de hoje é a cidade dele também”.
O vereador Mauro Araújo (MDB), também autor da homenagem, falou sobre a importância das relações comerciais entre Brasil e China e exaltou as ações do homenageado em prol do intercâmbio cultural entre os países. “Nenhuma nação nos últimos vinte anos foi tão importante para o mundo como a nação chinesa, que vem economicamente carregando o globo. Essa homenagem que estamos prestando não tem nada a ver com doações, mas estamos plantando uma semente, na possibilidade de transformar a nossa cidade”.
O prefeito Marcus Melo, também enalteceu o intercâmbio cultural entre Brasil e China e ressaltou o trabalho dos chineses na sociedade. “Esta homenagem tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre a cidade de Mogi das Cruzes e os empresários da China. Posso afirmar a todos que quando visitei a China voltei encantado pelo que vi e presenciei lá. A China tem feito um trabalho de desenvolvimento social e econômico que é responsável por grandes mudanças na vida dos chineses. Nós brasileiros temos que aprender”, disse.
O mais novo cidadão Mogiano, Ye Kangmiao, contou sua trajetória de vida e agradeceu ao Legislativo pela homenagem. “Há 45 anos a China e o Brasil mantêm um bom relacionamento diplomático e trocas em comércio, tecnologia e expansão. Mogi é a minha segunda casa. O ambiente da cidade é lindo e as pessoas são simpáticas. Hoje tenho a sorte de receber o título de cidadão mogiano. Essa é uma enorme responsabilidade e obrigação.”
A solenidade, comandada pelo presidente da Câmara, Sadao Sakai (PR) e secretariada pelo vereador Diegão Martins (MDB), também contou com a presença do presidente da Comissão de Relações Internacionais da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Nagoshi e do diretor executivo da Câmara Geral de Empresários Chineses no Brasil, João Marques, além de secretários municipais e outras autoridades políticas da cidade.
Ye Kangmio nasceu em Tang Yang, no município de Qingtian, na província de Zhejiang, China, no dia 23 de agosto de 1980, sendo seu pai, Iiangduan Ye, e sua mãe, Qiu Jiying. Casado com Zhuang Chenxu, é pai de três filhos: Washington Luiz Ye, Kennedy Luiz Ye e Sofia Ye.
Em 20 de janeiro de 1997 chegou ao Brasil e iniciou sua jornada no comércio, onde em 1999 em Mogi das Cruzes estabelece residência no condomínio Aruã, local onde vive até hoje. No início trabalhou em lojas de rua como vendedor, e conseguiu comercializar diretamente para empresários importadores.
Através de seu trabalho em 2007 foi premiado pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU, com a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, honraria concedida a personalidade civis que além de outras qualidades, enaltecem o nome da Pátria Brasileira perante demais nações.
O homenageado também foi primeiro vice-presidente da Associação de Chineses de Qingtian em São Paulo, primeiro vice-presidente da Associação de Chineses no Brasil, vice-presidente da Associação de Artes e Esportes Jing Wu no Brasil e diretor de Cultura Chinesa de Zheji.
Em 2017 recebeu o Título Honorário de Líder em Negócios Globais na Asia-Pacific Business Leaders Summit e estampou capas de revistas pelo mundo como um dos mais jovens empreendedores chineses no exterior. Ainda neste ano, organizou o maior evento de caridade para o esporte e artes marciais no Ginásio do Ibirapuera, destacado como evento "Glory of Heroes".