A Comissão Permanente de Cultura, Esporte e Turismo da Câmara de Mogi das Cruzes recebeu na manhã desta quarta-feira (10/04) o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori que, acompanhado de sua equipe técnica, apresentou as premissas do Plano Municipal de Cultura, documento que traça as diretrizes para a área cultural da cidade entre os anos de 2020 a 2030.
No encontro, o presidente da Comissão Permanente, vereador Marcos Furlan, destacou que a Casa irá acompanhar todos os processos de elaboração do Plano, cujos pilares estão sendo construídos com a participação popular. “As realizações da Secretaria são sempre balizadas pelas reivindicações populares. As necessidades e as demandas são apontadas pelas pessoas. Assim foi com a formatação de espaços como a Casa do Hip Hop, o Centro Cultural, a Pinacoteca e o Estúdio Municipal de Áudio e Música”, afirmou o secretário Sartori.
Para a confecção do PMC, a Pasta irá coletar sugestões dos mogianos até o mês de maio. Após esse período, as propostas serão compiladas e a ideia é que a minuta final seja encaminhada para a Câmara no final do ano, para que o documento seja votado antes do recesso parlamentar.
Toda elaboração do Plano pode ser acompanhada pelo site da Cultura (www.cultura.pmmc.com.br), bem como ter acesso a dados como Orçamento da Pasta, cronograma de ações e diagnóstico e dados do segmento.
Ao final da reunião, o presidente da Comissão fez um balanço positivo: “Esse acompanhamento da elaboração do Plano, desde o estágio da captação de ideias, até a fase de audiências públicas, será muito rico para que a Câmara conheça e colabore com as diretrizes para a área cultural mogiana”, finalizou.