O vereador Francimário Vieira, o Farofa (PR), o deputado estadual Marcos Damasio (PR) e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (03/04) com representantes da Ecopistas, na sede da empresa em Itaquaquecetuba. Na pauta do encontro a proposta de uma parceria entre o município de Mogi das Cruzes e a concessionária das Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto S.A para o envio de material a ser utilizado em serviços de melhorias e manutenção de estradas vicinais. O grupo mogiano foi recebido pelo gerente da Ecopistas Naélson Cândido e o engenheiro Mauricio Cavalli.
“Nossa proposta seria a doação pela Ecopistas de pelo menos 30 caminhões de fresa de asfalto (material de sobra e não utilizado em serviços de pavimentação das rodovias) para ser utilizado na recuperação, compactação e nivelamento de estradas rurais de alguns bairros que sofreram muito com as chuvas de março”, explicou o vereador Farofa, autor do pleito. Como exemplo ele cita um trabalho realizado no fim de 2018, na região de produção agrícola da Chácara dos Baianos, em Jundiapeba, além da estrada principal, onde há comércio e escola para moradores. “A Ecopistas tinha cedido dez caminhões para esta região e a qualidade do serviço ficou muito boa, bem próximo de asfalto”, comentou Farofa.
O deputado estadual Marcos Damasio, que intermediou o encontro, defendeu a firmação de parceria. “Ao ceder esse material a Ecopistas estaria dando novo destino ao material excedente de suas obras de manutenção e ainda contribuindo para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes, um dos municípios mais populosos do Alto Tietê”, disse.
O secretário de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira, concordou com os parlamentares. “Temos dezenas de estradas vicinais para realizar manutenção e ter um material extra nos ajuda a acelerar as obras, além de promover serviço de melhor qualidade”, disse.
De acordo com o vereador Farofa, nas próxima semanas, a Ecopistas deve se posicionar sobre o pleito. Ele está otimista com o envio do material. “Foi uma reunião muito produtiva. Tivemos a garantia de que os estoques da Ecopistas serão reavaliados e de que, em no máximo 20 dias nos será dado uma resposta de como pode ser essa parceria, assim como a quantidade do material a ser doado”, explicou o republicano.