A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (3/4/2019), a Moção nº 21/2019, de autoria do vereador Rodrigo Romão (PCdoB), de votos de aplausos e congratulações ao presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Manoel Neri.
De acordo com o documento apresentado ao Plenário, Manoel Neri recebeu no último dia 14 de março, em São Paulo, o prêmio “100 mais influentes da Saúde 2019”, por ter sido eleito um dos profissionais mais influentes do setor no último ano, na categoria Autoridades Públicas.
“Manoel Neri reescreveu a história da enfermagem brasileira por meio de uma postura ética na defesa irrestrita dos profissionais que a exercem, da condução correta e firme do Conselho Federal de Enfermagem e do profundo engajamento nas lutas políticas da categoria”, destaca Romão.
Bacharel e licenciado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Neri é especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Na vida universitária, exerceu o cargo de presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Foi docente da UNIR de 1997 a 2004, bem como da Faculdade São Lucas, de 1999 a 2006. Atuou como enfermeiro assistencial no Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, no Hospital de Base Ary Pinheiro e na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, na qual assumiu o cargo de secretário adjunto municipal de Saúde. Foi presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia na gestão 2000/2005.
Foi presidente do Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Porto Velho (2005/2007); membro do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia por cinco anos; presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no período de outubro de 2007 a abril de 2012; assessor de Relações Institucionais do Conselho Federal de Enfermagem. Atualmente, atua na Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia.
“Manoel Carlos Neri da Silva desempenha papel importante no cenário brasileiro da Enfermagem, como lutador incessante pelas causas da profissão”, conclui o parlamentar.