A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na Sessão Ordinária desta terça-feira (2/4/2019), Projeto de Lei nº 90/2018, que denomina Rua Professor Fernando Lothário Roza, a atual rua sem nome que tem início na Rua Anhanguera e término em terrenos particulares, no bairro Vila Nova Aparecida, Distrito de César de Souza.
De autoria do vereador Emerson Rong (PR), a proposta visa homenagear o professor mogiano Fernando Lothário Roza, graduado em Ciências Sociais (1988), especializado em Metodologia do Ensino Superior (1991) pela Universidade Braz Cubas (UBC) e mestre em Ciência da Educação (2001).
O homenageado foi professor do Ensino Fundamental na Escola Estadual Washington Luiz e na Escola Estadual Galdino Lopes Chagas. Em 1988 tornou-se professor titular na Universidade Braz Cubas, lecionando nos cursos de Direito, Administração e Licenciatura. A partir de 2016 passou a lecionar na ETEC Presidente Vargas.
Roza foi presidente e conselheiro do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial - Compir e diretor fundador da União de Negros pela Igualdade – Unegro de Mogi das Cruzes.
“Seu engajamento com as questões sociais marcou fortemente a sua história, pois se dedicou com afinco à promoção da igualdade racial e combate ao preconceito e à discriminação racial”, destacou Rong.
Roza nasceu em 1 de novembro de 1958 e faleceu em Mogi das Cruzes em 1 de fevereiro de 2018. Foi sepultado no dia seguinte no Cemitério São Salvador.