Os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira (13), se solidarizaram com as famílias das vítimas do massacre ocorrido na manhã desta quarta-feira (13) na Escola Estadual Prof. Raul Brasil, localizada na cidade de Suzano. O presidente em exercício, Otto Rezende (PSD) pediu um minuto de silêncio ao abrir a sessão ordinária. Todos os parlamentares presentes na sessão assinaram o Requerimento 32/2019, consignando votos de profundo pesar pelo ocorrido.
Os líderes dos partidos que compõem a atual legislatura fizeram o uso da palavra para expressar condolências às famílias das vítimas e lamentar o acontecimento de um crime tão bárbaro. Na ocasião, o vereador Caio Cunha (PV) apresentou a Moção 12/2019, pedindo aos deputados estaduais que pensem em medidas para garantir a segurança nas Escolas do Estado. A Moção também foi aprovada por unanimidade pelo Plenário.
Por volta das 9h30 desta quarta-feira, dois atiradores – e ex-alunos - entraram na Escola Estadual Prof. Raul Brasil, localizada na cidade de Suzano. Os criminosos atacaram a tiros estudantes e funcionários da Escola, deixando sete mortos, entre eles, cinco alunos (Pablo Henrique Rodrigues, Cleiton Antônio Ribeiro, Caio Oliveira, Samuel Melquíades Silva de Oliveira e Douglas Murilo Celestino), a coordenadora pedagógica, Marilena Ferreira Vieira Umezo e a agente escolar, Eliana Regina de Oliveira Xavier.
Antes de ir até a Escola os atiradores já haviam atacado o proprietário de uma locadora de carros, Jorge Antônio Moraes, tio de um dos criminosos. A Polícia ainda está investigando a motivação dos assassinatos.