A Comissão Permanente de Obras e Habitação da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, presidida pelo vereador José Antonio Cuco Pereira (PSDB), recebeu, na manhã desta quarta-feira (13), o secretário municipal de Obras, Walter Zago, para uma reunião, onde foram abordadas reclamações da população referentes à iluminação pública da cidade, serviço prestado pela empresa Trajeto Engenharia. Dentre as principais queixas dos cidadãos, relatadas aos vereadores, estão a demora para troca de lâmpadas queimadas e “descaso” com a iluminação em alguns pontos do Município.
Walter Zago fez uma breve explanação aos vereadores sobre como funciona o monitoramento da iluminação pública da cidade e sobre o sistema de fiscalização da Prefeitura. O secretário explicou que parte dos problemas se deve ao clima chuvoso do começo de ano e ressaltou que em algumas regiões existe grande recorrência de vandalismo nas lâmpadas. Zago também relatou problemas com o fornecimento de energia elétrica. “A energia oscila muito e os equipamentos têm tolerância”, disse.
Após as justificativas do secretário, o vereador Antonio Lino (PSD), membro da Comissão de Obras da Casa, reclamou da comunicação entre a prestadora de serviço e Prefeitura com a população. “Nós precisamos modernizar o nosso sistema para que as informações possam chegar de uma maneira mais efetiva”, ressaltou.
Walter Zago informou aos vereadores que tomou nota de todas as reclamações e que a Secretaria de Obras tomará as devidas providências para, na medida do possível, solucionar os problemas e colocou o seu gabinete à disposição dos vereadores. O secretário também informou que uma das medidas que a Prefeitura pretende tomar para melhorar a iluminação da cidade é investir cerca de R$ 5 milhões com a instalação de lâmpadas de Led. De acordo com o secretário, a medida "vai refletir diretamente no consumo de energia pois vai ter uma durabilidade muito maior. Hoje o Led dura de oito a dez anos, enquanto as lâmpadas convencionais a metade desse tempo”.
A reunião comandada pelo presidente da Comissão de Obras, Cuco Pereira (PSDB), também contou com a participação dos vereadores Edson Santos (PSD), pastor Carlos Evaristo (PSD), Jean Lopes (PCdoB) e Francimário Vieira Farofa (PR).