Na manhã desta terça-feira (12), moradores do Bairro do Beija-Flor e de Taiaçupeba se reuniram com a representante da EDP São Paulo, Agnes Coelho para tratar de assuntos relacionados à rede de energia. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes e foi articulada pelos vereadores Pedro Komura (PSDB) e Francimário Vieira Farofa (PR).
Tanto os moradores do Beija-Flor quanto os de Taiaçupeba reivindicam melhorias na rede de energia. Eles reclamam de constantes quedas de energia elétrica e da demora no atendimento por parte da EDP São Paulo. Alguns moradores relataram quedas de energia que chegaram a durar seis horas.
“Na região de Taiaçupeba dá picos de energia durante o dia e à noite. Desde 2013 eu reclamo com a EDP e até hoje não encontraram uma solução”, reclamou Wanderley Pereira, um dos presentes na reunião.
Já Ricardo Nogueira, residente do Bairro do Beija-Flor, queixou-se da demora do atendimento da empresa. “A resposta é muito demorada para a gente e atrapalha a vida de todos”, disse.
Agnes Coelho justificou os problemas afirmando que parte das quedas de energia nos bairros são causada por árvores, que crescem e se entrelaçam nos fios. Agnes também explicou que por se tratar de zona rural a identificação dos problemas é mais difícil, uma vez que os técnicos precisam fazer a identificação visual da complicação. “É necessário percorrer todo o circuito para localizar o problema”.
Os moradores reivindicam que a EDP São Paulo realize estudos técnicos para troca de rede, sugerindo que há sobrecarga na eletricidade da região. Já o vereador Farofa, pediu que a empresa dê mais atenção aos moradores da Zona Rural do Município. “Acho que vocês devem investir em um departamento que dê assistência à Zona Rural”, sugeriu o parlamentar.
Como medidas para amenizar os problemas dos moradores dos bairros, Agnes Coelho anunciou que, nos próximos três meses a EDP fará a poda de 274 árvores no bairro do Beija-Flor, instalará espaçadores nos fios da rede elétrica dos bairros e trocará as cruzetas do sistema. Quanto à troca de rede, a representante da EDP explicou que será necessário realizar um estudo para ver se é viável aplicar a medida. Agnes coelho se comprometeu a enviar aos vereadores até sexta-feira um cronograma de ação para os bairros.