Na manhã desta sexta-feira (22), a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou uma cerimônia para celebrar a abertura do processo de licitação para a construção da Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes. O evento, que contou com a presença de diversas autoridades políticas do Município, aconteceu no auditório da Prefeitura.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, fez uma explanação sobre a estrutura da maternidade. O primeiro piso do prédio contará com uma área de recepção e um espaço dedicado para o programa Mãe Mogiana. Já no segundo piso, haverá uma UTI e um centro cirúrgico. Uma área destinada ao PPP (pré-parto, parto e pós-parto) será instalada no terceiro piso da Maternidade, que também contará com um espaço dedicado a UTI para adultos. A partir do quarto piso o prédio contará com área de internação para puérperas e área para acomodar pacientes de alto risco.
Ao todo a Maternidade Municipal terá 51 leitos, sendo 36 para puérperas, seis dedicado ao Método Canguru, seis para gestantes de alto risco e três para PPP. O prédio seguirá o modelo de outras construções da Prefeitura, isto é, com recursos de sustentabilidade, entre eles a iluminação e ventilação natural e tecnologia de reuso da água. O investimento total da maternidade é de R$ 50.084.428,29 e a previsão inicial para o término das obras é de 30 meses. “Foi um prédio pensado para atender a maternidade, onde começa a ter seu filho e para toda a questão do pré-natal, junto ao Mãe Mogiana”, explicou o secretário.
O presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai (PR), enalteceu a coragem e sensibilidade da Prefeitura pela iniciativa de construir a Maternidade. “É um dia de grande felicidade para nós mogianos devido ao tamanho desse projeto. Quero ressaltar a coragem da administração, pois num momento em que a crise pegou todos os Municípios, o nosso prefeito teve a coragem de fazer uma obra tão necessária com um alto investimento”.
Já o secretário de Saúde, Chico Bezerra, falou sobre a importância do equipamento para o Município e elogiou o prefeito Marcus Melo. “Ele está pensando no futuro de Mogi das Cruzes, porque em dez anos teremos uma maternidade que dará cobertura a todas as gestantes de Mogi das Cruzes. É um trabalho muito importante feito pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e eu fico feliz em estar participando de um momento tão importante em nossa cidade”, afirmou.
“A construção dessa Maternidade é para pensar na mulher e na família, é para construir um local necessário para a nossa cidade, que tanto avançou e que, com quase 500 mil habitantes, não tem uma maternidade própria”, ressaltou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Participaram do evento os vereadores Diegão Martins (MDB), Francimário Vieira Farofa (PR), Rodrigo Romão (PCdoB), Mauro Araújo (MDB), Jean Lopes (PCdoB), Marcos Furlan (DEM), Edson Santos (PSD) e Protássio Nogueira (PSD); o deputado estadual Marcos Damásio (PR); o vice-prefeito Juliano Abe (MDB); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo; o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Austelino Pinheiro, além de secretários municipais.