O presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai (PR), o prefeito Marcus Melo (PSDB) e o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) estiveram, na manhã desta quinta-feira (17), no gabinete do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para uma reunião sobre a extensão do Expresso Leste até Mogi das Cruzes e o fim da baldeação na estação Guaianases, da linha 11 da CPTM.
Na ocasião, o secretário informou à comitiva que sua equipe já está realizando estudos técnicos e trabalhando para que as melhorias sejam feitas na linha. Entre algumas medidas necessárias está o investimento na energização da linha, além da inserção de mais composições para fazer o trajeto sem que seja necessária a troca de trem.
“A baldeação acaba trazendo um transtorno para os cidadãos da nossa cidade que utilizam o trem. A ida de Mogi das Cruzes até a Luz sem troca de composição facilitará muito a vida dos usuários”, ressaltou Sadao Sakai.
O vereador também enalteceu os resultados do encontro e se mostrou otimista quanto a atenção do Estado para a região. “Foi uma reunião positiva. O secretário nos garantiu que o fim da baldeação está encaminhado para acontecer ainda neste ano”, disse.
Atualmente, cerca de 200 mil pessoas utilizam diariamente a linha 11, mas somente alguns trens fazem o trajeto direto (Luz – Estudantes), isto é, sem necessitar fazer a baldeação na estação Guaianases.
Durante a reunião, a comitiva de Mogi das Cruzes também pediu ao secretário investimentos para modernização das estações de Mogi das Cruzes. Baldy também se prontificou a fazer o estudo para essas reivindicações.