Na tarde desta segunda-feira (14), a Prefeitura de Mogi das Cruzes organizou uma cerimônia, no gabinete do prefeito Marcus melo (PSDB), para dar posse a Chico Bezerra (PSB) como secretário Municipal de Saúde. O vereador, agora licenciado, substitui Marcello Cusatis no cargo.
“O convite feito pelo prefeito foi muito honroso, até porque acho que posso ajudar a administração municipal. Já tive alguma experiência como secretário e espero que neste período eu fique na Secretaria de Saúde eu possa ajudar a população de Mogi das Cruzes”, ressaltou Bezerra.
O presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai (PR), parabenizou o colega pela posse e falou das dificuldades e da importância do cargo para a cidade. “A gente que acompanha a Câmara Municipal há vários anos sabe a dedicação que o Chico tem na área da Saúde e da responsabilidade que é ser secretário de Saúde em Mogi das Cruzes. Tenho certeza que o Chico fará um ótimo trabalho na Saúde da nossa cidade, que é referência no Estado”, ressaltou.
Por fim, o prefeito Marcus Melo (PSDB), reafirmou a qualidade da Saúde do Município e enalteceu o trabalho e a trajetória que Chico Bezerra tem na saúde. “O Chico é um grande amigo e sempre caminhamos juntos. Ele tem sido um grande conselheiro na área da Saúde, sempre na linha de frente”, elogiou Melo.
Prestigiaram a cerimônia o vice prefeito Juliano Abe (MDB), os vereadores Mauro Araújo (MDB), Diegão Martins (MDB), Edson Santos (PSD), Emerson Rong (PR), Pedro Komura (PSDB), Marcos Furlan (DEM), Iduigues Martins (PT), Fernanda Moreno (PV), Caio Cunha (PV), Otto Rezende (PSD) e Rodrigo Romão (PCdoB), suplente que substituirá Bezerra na Câmara.
O parlamentar nasceu em Crateús, cidade do interior do Ceará, da qual seu pai, Francisco Moacir Bezerra de Melo, já foi vereador e prefeito. Um de seus tios e um de seus irmãos, também ocuparam os mesmos cargos no município cearense. Chico Bezerra, no entanto, não queria seguir a carreira política. Decidiu fazer Medicina e mudou-se para São Paulo em 1968, aos 18 anos, a fim de fazer cursinho preparatório para o vestibular. Um ano mais tarde, ingressou na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e veio morar na Cidade.
Chico se formou em 1974, mas ingressou na Santa Casa ainda como estudante, para fazer estágio. Desde então, nunca mais deixou o hospital filantrópico, do qual chegou a ser diretor clínico por 10 anos, entre 1980 e 1990. Ele também manteve ligação íntima com a UMC após a formação, tendo sido professor por 23 anos nas áreas de Educação Física e Ginecologia Obstetrícia. Em 1995, contribuiu com a Saúde do Município assumindo a Secretaria Municipal na gestão do ex-prefeito Manoel Bezerra de Melo, o padre Melo. Durante a maior parte deste tempo, conciliou a profissão com a política.
A filiação partidária ocorreu pouco antes das eleições de 1982, a convite do ex-prefeito Waldemar Costa Filho. Chico elegeu-se em sua primeira candidatura, com o sétimo melhor desempenho de todo o pleito. Em 1988, foi reeleito para a vereança com a maior votação da Cidade e, em 1990, ingressou na Assembleia. No pleito seguinte, não conseguiu a reeleição, mas ficou na suplência e acabou assumindo o cargo dois anos mais tarde.
Chico foi candidato a prefeito em 1996 e em 2000, até que em 2008 decidiu retornar à Câmara e conseguiu, mas uma vez, a melhor votação do Município.