Os vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (11), aprovaram o Projeto de Lei 41/2018, de autoria do vereador Chico Bezerra (PSB) que institui no Município a Semana de Prevenção Contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que ocorrerá na segunda semana do mês de setembro.
“Sabe-se que existem mais de cem variações do vírus HPV e que cerca oitenta por cento das pessoas sexualmente ativas poderão desenvolver um ou mais tipos de HPV em algum momento da vida”, justificou Bezerra.
A Proposta teve uma emenda modificativa da Comissão Permanente de Justiça e Redação, que corrigiu aspectos redacionais do Projeto, não alterando seu teor. A emenda foi aprovada pelo Plenário da Casa.
Desde de 2006 mais de 74 países do mundo inseriram em seus calendários públicos a vacinação do HPV.
Vários municípios já criaram e instituíram campanhas e semanas voltadas a divulgação, debates e eventos voltadas as políticas públicas direcionadas à vacinação e consequente prevenção do câncer do colo do útero nas crianças e adolescentes com idades entre nove quinze anos de idade, em especial nas mulheres (meninas).
Do total de diagnóstico de cânceres cerca de 5% que acometem homens e 10% nas mulheres, são causados pelo HPV, atingindo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde mais de 630 milhões de pessoas, ou seja, uma a cada dez. Em nosso Pais, a estimativa é que entre nove e dez milhões de pessoas sejam portadoras do vírus HPV, sendo que a cada ano 700 mil casos são registrados.
Observou-se que, em pesquisa realizada em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, identificou-se que 54% das pessoas que realizam o exame de tipagem apresentam infecção por HPV, sendo que desse total 38,4% portavam o vírus de alto risco para o desenvolvimento de câncer. Essa pesquisa foi realizada em pessoas com idade média de 20,6 (vinte anos e seis meses), sendo que dentre as informações obtidas junto a pesquisa apurou-se que a grande maioria das relações afetivas dos entrevistados era estável.
Portanto, a Instituição da Semana Municipal para Conscientização e Prevenção ao HPV, que deverá ocorrer na segunda quinzena do mês de setembro de cada ano, tem o condão de promover eventos direcionados à divulgação de campanhas, debates, discussões, fóruns temáticos atinentes a Papiloma Vírus Humano – HPV.