Foi aberta oficialmente, no auditório da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Marcus Melo (PSDB), do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis e vereadores.
Responsável por fazer uma apresentação da campanha na cidade, Cusatis informou que durante todo o mês de novembro serão realizadas, em Mogi das Cruzes, coletas de PSA para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento urológico e que não tenham realizado o exame a menos de um ano. Além da coleta do exame também serão oferecidas palestras, informativos e rodas de conversa sobre os perigos do câncer de próstata. Os interessados em fazer o exame devem ir até a Unidade de Saúde mais próxima.
O vereador Cláudio Miyake (PSDB), que é membro da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo, ressaltou a importância da prevenção ao câncer de próstata e elogiou a campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. “Fazer uma campanha na área da Saúde é uma questão muito séria, pois estamos lidando com a vida das pessoas. Para dar certo a campanha precisa ter informação, acesso, referenciamento e, se necessário, o tratamento. Tudo o que há nesta campanha”, disse.
“É muito importante incentivar os homens a fazer o exame, porque não é comum o homem cuidar da saúde. O objetivo aqui é a prevenção”, completou o prefeito Marcus Melo.
Em 2017, durante a campanha, foram realizados 1.796 exames, 256 consultas agendadas e três casos encaminhados ao setor de Oncologia da Secretaria de Saúde do Município.
O evento também contou com a presença dos vereadores Marcos Furlan (DEM), pastor Carlos Evaristo (PSD), Edson Santos (PSD), Mauro Araújo (MDB), Sadao Sakai (PR), Cuco Pereira (PSDB) e Jean Lopes (PCdoB).