Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Centro Comercial de Mogi pode ter alterações ainda este ano
31/10/2018 - 17:19:00

O centro comercial de Mogi das Cruzes deve passar por alterações, ainda este ano. As possíveis  mudanças, envolvendo o sentido do fluxo de veículos em algumas vias, vagas de estacionamento, carga e descarga, além da disposição de placas e promoções em vitrines ou ainda informações nas fachadas dos comércios, são parte de um projeto piloto a ser desenvolvido pela Câmara de Mogi das Cruzes em parceria com a Prefeitura e Sincomércio (Sindicato  do Comércio Varejista), com o objetivo de alavancar as vendas de Natal de Ano Novo.

Parte das propostas foi apresentada em reunião na última terça-feira (30) pelos próprios comerciantes aos membros da Comissão Especial de Vereadores (CEV) Mogi Mais Viva/Empreendedorismo, Frente Parlamentar Centro Mais Vivo, Sincomércio e Prefeitura.

No encontro, realizado a convite do presidente do Sincomércio, Valterli Martinez, na sede da entidade, também estiveram presentes: o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, além do comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão Wladimir Uchoas Bittencourt.  

“Há um clamor entre os comerciantes do centro de Mogi das Cruzes para que sejam adotadas medidas pelo poder público para o incentivo e atração do consumidor à região central da cidade. Seja por meio de alteração no fluxo do trânsito, ou na criação de alternativas para melhorar condições de estacionamento e o acolhimento do cliente, o reforço de segurança ou, ainda, uma maior flexibilidade na Lei Mogi Mais Viva nesta época do ano, são questões que, para os lojistas, farão toda a diferença nas vendas de Natal e Ano Novo. Por conta disto, ficou decidido a realização de uma ação conjunta para o desenvolvimento de um projeto piloto no fim do ano”, explanou o presidente da CEV Mogi Mais Viva/ Empreendedorismo, o vereador Francimário Vieira, o Farofa (PR).

As propostas a serem apresentadas ao prefeito Marcus Melo (PSDB) nas próximas semanas, segundo o parlamentar, estão sendo colhidas há algum tempo. “Semana passada realizamos visita nos estabelecimentos comerciais para avaliar a real situação do comércio; conversamos com alguns lojistas que voltaram a falar de questões anteriormente observadas pela CEV no que se refere à visibilidade e disposição do produto em vitrines, assim como a comunicação visual e orientações nas fachadas”, comentou Farofa. “Na reunião desta terça-feira, contudo, já trabalhamos com o foco de acessibilidade e mobilidade no centro comercial, tendo em vista que isto também interfere nas vendas”, acrescentou.

O vereador Marcos Furlan (DEM), presidente da Frente Parlamentar “Centro Mais Vivo” concordou. “O estacionamento rotativo, a falta de fluidez em algumas ruas do centro comercial de Mogi as Cruzes é algo que estamos debatendo há algum tempo com os comerciantes no trabalho da Frente Parlamentar”, comentou. “Existem alguns pleitos que já foram repassados à Secretaria Municipal de Transportes e que têm sido alvo de estudos técnicos para a adoção de medidas que melhorem o trânsito em algumas vias e atraiam os consumidores ao comércio do centro. Com a reunião desta terça-feira, amadurecemos algumas propostas a fim de ajudar os comerciantes do centro da cidade a terem melhores vendas neste fim de ano, além de levar o mogiano a circular com prazer e segurança no nosso centro histórico”, afirmou Furlan.

Antes do relatório final para o prefeito, os dois grupos de vereadores e entidades representativas do comércio voltam a se reunir, contudo, com outro grupo técnico: os integrantes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC). O encontro está marcado para o próximo dia 5, às 19horas na sede da AEAMC, no Jardim Armênia.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583